Iluminação natalina em condominios de Águas Claras

Em uma fase em que nosso país está tão desesperançado e sem alegrias, alguns condomínios de Águas Claras trouxeram de volta um natal cheio de surpresas

No Residencial Via Terrazzo, que fica na Rua 28 Sul, a síndica Elisabeth Velásquez montou um comitê de decoração para o natal, composto por seis moradores do prédio, que não se conheciam e ao final da maratona decorativa, viraram melhores amigos.

Desde que o prédio foi inaugurado, há cinco anos, uma verba é separada para a decoração das datas festivas: natal, páscoa, dia das crianças, etc., e esse ano não poderia ser diferente. Confesso que fiquei muito emocionada ao entrar no hall de entrada e me deparar com duas gigantescas árvores de natal e dois soldadinhos de chumbo guardando a entrada da porta, um de cada lado. 







A artista plástica, Fabiana Cunha, foi convidada para o comitê e imediatamente aceitou o desafio com muita garra. Na primeira reunião, dia 5 de novembro, definiram que o tema seria um natal voltado para crianças. Decidiram por decorações infantis, duendes, fábrica de papai Noel, soldadinhos de chumbo e ursos. Tudo do mundo infantil e alegre. Até balas estilizadas você encontra na decoração.
Pesquisa em revistas, lojas e internet colaboraram com as ideias. Isso e muita conversa da galera. As crianças, moradoras do condomínio, também deram muitas ideias. Para surpresa de todos, os moradores participaram em massa.
Fabiana é artista plástica e educadora artística, o que ajudou muito, pois mexe com tinta, papel e tudo que é trabalho manual.

 



 


A decoração contou com duas árvores de aproximadamente 05 metros no hall de entrada, ricamente decoradas. Almofadas espalhadas por todas as poltronas das áreas comuns do prédio. Seis guirlandas, cada uma com um ursinho diferente, em cada elevador.
 
Várias impressões de vinil, de temas natalinos, cobrem as oito mesas que se espalham pelos três blocos.

   
Fabiana conta que ficou muito amiga de Ruth, uma vizinha que ela nunca tinha encontrado, pois passaram 20 dias vivendo e respirando a decoração do Condomínio.
Todo mundo ajudou: as crianças, os adultos, as costureiras e até a equipe da manutenção, responsável pela parte elétrica, que levou aproximadamente 25 dias para terminar.
Na primeira reunião, dia 5 de novembro de 2016, foi definido o que iria ser feito. A partir daí toda semana se reuniam para acertar mais detalhes, até que dia 20 de novembro o material, que não era pouco, chegou. Começou então, a fase de montagem. Todos os dias por volta das 17:00, faziam do hall de entrada uma oficina e às vezes ficavam até 23:00, meia-noite. Sábado e domingo.
A maioria do material foi reaproveitada do ano passado. Compraram spray de várias cores e reciclaram o material antigo.
A comissão foi dividida em “departamentos”: Pintura, costura, embrulhos, laços, corte e montagem. Exatamente como uma empresa.
Fabiana diz que optou pela luz amarela porque esta é mais quente do que a branca. A luz branca não é aconchegante.

O condomínio considera a decoração de datas comemorativas parte primordial da convivência dos condôminos, portanto, já começa a separar a verba no início do ano. A verba desse ano para o natal foi de R$5.000,00, além do material reciclado dos outros anos e das doações dos moradores. Muito chororô com fornecedores para conseguir atingir a meta.
A saga começou dia 5 e finalizou dia 23 de novembro, mas toda 2ª feira, é dia de manutenção para ver o que foi quebrado, lâmpadas queimadas, alguma decoração que sumiu.
 Mimo para visitantes…
A recompensa, diz Fabiana, é ver a felicidade das crianças quando se deparam com tanto brilho e beleza. Agora eles estão tentando conseguir uma cantata e um papai Noel para fazer a confraternização do condomínio.
Vale a pena uma visita ao Residencial Via Terrazzo. E para felicidade dos moradores de Águas Claras, essa decoração poderia virar um ponto turístico da cidade.
Outro prédio que se esmerou na decoração foi o Quintas das Águas, na Rua 34 Sul. A síndica, Nathalie Nobre fez questão de deixar seu condomínio decorado pelo lado de fora e participar dessa festa.


Fonte: DF Águas Claras
Compartilhar

Por: Paulo Melo

0 comentários:

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais