Dia do Síndico

Sessão especial extraordinária em homenagem ao síndico, por iniciativa do deputado Simeyzon Silveira, a Assembleia realizou, na noite desta terça-feira, 28, sessão solene em reconhecimento à contribuição da categoria para a comunidade


A Assembleia Legislativa realizou sessão solene em celebração ao “Dia do Síndico”, que é comemorado em 30 de novembro. Na solenidade da noite desta terça-feira, 28, um total de 62 profissionais foi homenageado no Plenário, em reconhecimento ao relevante serviço prestado à comunidade.

Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC), propositor da homenagem. Fizeram parte da Mesa Diretiva o assessor especial da Governadoria, João Meirelles de Oliveira, representado o governador Marconi Perillo (PSDB); o vereador Cabo Senna (PRP), representante da Câmara Municipal de Goiânia.

E, ainda, o presidente da Associação dos Síndicos do Estado de Goiás, Luiz Fernando Bueno; a vice-presidente Lázara Maria de Paiva; e o presidente do PSC Jovem Estadual e também síndico condominial, Vinicius Sene.

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) destacou a importância deste profissional e a relevância dos serviços prestados por ele à comunidade. Na perspectiva do parlamentar, a atividade não se difere muito da realizada em pequenas prefeituras.

"Síndicos precisam administrar recursos com eficiência e clareza para o bem-estar daquela comunidade que é o condomínio, e, por muitas vezes, precisa ser um administrador de conflitos. Ele também precisa ser um bom ouvinte para saber receber críticas e sugestões e transformar isso em ações práticas e positivas que leve àqueles moradores o melhor bem estar possível”, disse.

O parlamentar propôs, ainda, um diálogo permanente com os condomínios verticais e horizontais de Goiânia, e de outros municípios do Estado, para que mais políticas públicas sejam levadas a eles de forma eficaz. “Queremos que vocês, síndicos, tenham no Poder Legislativo estadual um parceiro que contribua na resolução de pequenas demandas como iluminação e sinalização, e que também resolva grandes anseios por meio de projetos de lei”.

Agradecimentos

Ao discursar na tribuna, o presidente da Associação dos Síndicos do Estado de Goiás, Luiz Fernando Bueno, considerou que o profissional é um “diplomata dentro do condomínio”.

“Ser síndico não é ser responsável pelo patrimônio e pela vida dos outros em um condomínio. Síndico é aquele que assume os problemas e que atua como um diplomata para resolução dos mais diversos tipos de conflitos. Somos aqueles que damos a cara à tapa na busca por melhorias”, disse.

Luiz Fernando Bueno também ressaltou o tamanho da responsabilidade que acompanha um síndico no desempenhar de suas obrigações, já que, segundo ele, alguns condomínios geram receitas maiores que muitas prefeituras do Estado.

O síndico também ressaltou a colaboração com a pasta da Segurança Pública, que, por diversas vezes, solicita imagens das câmeras de vigilância para ajudar a apurar crimes. Sobre isso, ele agradeceu o fortalecimento da parceria com o Poder Público ressaltado anteriormente em pronunciamento feito pelo deputado Simeyzon Silveira.

O presidente do PSC Jovem e também síndico, Vinicius Sene, discursou na tribuna em nome dos demais.

“A atribuição de tantas responsabilidades, sendo física, financeira, administrativa, organizacional, jurídica, representativa, gerencial e de gestão de conflitos, em um só contexto, nos transformou em síndicos. Alguns, através de voto, outros, por aclamação. No entanto, deveríamos ser chamados de pequenos prefeitos”, disse. O motivo para tal, segundo ele, é pela semelhança com as atribuições de um Poder Executivo Municipal.

Vinicius destacou que, mesmo sendo uma tarefa árdua, é gratificante ser um gestor condominial. “Em várias oportunidades, deixamos de desfrutar momentos com nossos familiares e até mesmo de lazer, pois estamos sempre atentos a tudo. Apesar das dificuldades, é muito gratificante ser síndico. Nos traz honra e sentimento de utilidade. Podemos resumir em uma única frase o que é ser síndico: prazer em servir”, elucidou.
Compartilhar

Por: Paulo Melo

0 comentários:

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais