Nota de pesar pela morte do palestrante condominial Dr. Sylvio Capanema

A Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP, manifesta profundo pesar pela morte, aos 82 anos, do advogado, desembargador, grande jurista e palestrante, Sylvio Capanema de Souza, ocorrida neste sábado (20/6), no Rio de Janeiro

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Sylvio Capanema advogou por 34 anos, especialmente no segmento do Direito Imobiliário, foi coautor do projeto de lei transformado na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991) e ingressou na magistratura em 1994, da qual se aposentou em 2008, voltando a exercer a advocacia. Era casado com Ana Regina, pai de Márcia, Flávia, Sylvia e João Paulo, e avô de Beatriz, Luísa, Miguel e Rafael.

“Por incontáveis motivos Sylvio Capanema é um dos mais respeitados e queridos palestrantes do direito imobiliário do Brasil, que deixou um legado imenso e ainda tinha energia para mais. Sentiremos a falta de sua companhia, seus ensinamentos e suas palestras maravilhosas. Capanema é um grande líder do direito imobiliário”, comentou Paulo Melo, presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais.

Desembargador aposentado, Sylvio foi responsável por importantes contribuições no direito imobiliário.

Foto: Marcos Paulo.

História profissional
Natural do Rio, Sylvio Capanema formou-se em 1960 pela Faculdade Nacional de Direito. Especialista em Direito Imobiliário, Capanema foi coautor do projeto de lei que resultou na Lei do Inquilinato (8.245/91).

Exerceu, de 1970 a 1994, o cargo de consultor jurídico da Associação dos Proprietários de Imóveis do Rio de Janeiro e da Confederação das Associações de Proprietários de Imóveis do Brasil. Fundou a ABAMI (Associação dos Advogados do Direito Imobiliário).

Após 33 anos de atuação como advogado, ele ingressou na Magistratura do Estado do Rio de Janeiro em 1994, pelo quinto constitucional. No Tribunal de Justiça do Rio, Capanema atuou na 10ª Câmara Cível, junto ao atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux. Foi 2º vice-presidente da Corte na gestão do desembargador Sergio Cavalieri Filho (2005-2006) e 1º vice-presidente na gestão do desembargador Murta Ribeiro (2007-2008). Integrou o Órgão Especial e o Conselho da Magistratura do TJ-RJ.

Capanema aposentou-se compulsoriamente em abril de 2008, ao completar 70 anos.
Compartilhar

Por: Paulo Melo

1 comentários:

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais