Rio de Janeiro: Síndicos buscam soluções para superar problema da qualidade da água em condomínios

No início do ano, a população do Rio enfrentou graves problemas com a qualidade da água fornecida pela Cedae. Muitas residências receberam o produto em suas torneiras com cheiro ruim e coloração atípica

Foto: Reprodução Internet

Recente estudo da UFRJ descartou que o principal fator dessa alteração tenha sido a geosmina, mas sim resíduos de esgoto. O impacto desse problema junto a apartamentos e residências é imenso. Segundo a Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, é aconselhável a contratação de uma empresa especializada para auferir a qualidade de água nos edifícios e manter moradores e funcionários sempre informados sobre o assunto.

– São ações importantes para manter a confiança dos condôminos. Contratar uma empresa para verificar a qualidade da água nas caixas e cisternas e manter os moradores bem informados. Com isso, o síndico deve divulgar internamente os laudos fornecidos pelo laboratório contratado e mostrar as medidas que estão sendo tomadas para resolver uma questão que é vital para todos – diz o síndico profissional da Cipa, Bruno Gouveia.

Gouveia desaconselha o esvaziamento das caixas em problemas como este, sem a análise de um laudo de potabilidade. Segundo ele, além de gerar desperdício, a ação acaba sendo inócua, pois o local em seguida será reabastecido por água de qualidade igual.

– O ideal é fazer análise constante e se for percebida qualquer anormalidade, o teste de potabilidade deverá ser realizado, a partir dele o síndico poderá tomar uma decisão mais assertiva quanto a troca da água ou a realização de um tratamento específico na mesma. Ademais, é importante manter a manutenção semestral dos reservatórios sempre em dia, pois isso, além de garantir a qualidade da água, também ajuda a identificar rachaduras e vazamentos, que também são fatores de contaminação da água – salienta o síndico.
Compartilhar

Por: Paulo Melo

0 comentários:

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais