Setembro Amarelo: Viver é sempre a melhor opção

O Setembro Amarelo é uma campanha para informar e conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, que é a data na qual é comemorada como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, porém, as atividades de divulgação, prevenção e alertas, ocorrem durante todo o mês


O suicídio é um problema de saúde pública no País e a sua ocorrência tem crescido muito entre os jovens de 15 a 29 anos. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostra, em média 32 brasileiros tiram suas próprias vidas por dia. 

Se trouxermos esse assunto para a realidade dos condomínios, podemos inserir essa Campanha de conscientização no dia a dia, como: cartazes ou folhetos, divulgação de informações das redes de apoio, ou até dados de vizinhos que tenham a formação adequada, para realizar esse tipo de atendimento. Todas essas ações, têm a intenção de dar condições para que as pessoas que estão nesta situação, saibam que não estão sozinhas e peçam ajuda.

Qualquer um pode ser divulgador desta importante causa, principalmente, com ações no condomínio, como: caminhadas, passeios ciclísticos e grupos de conversas, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito, também despertam atenção e contribuem para a conscientização.

Se você quer ajudar, mas não saber por onde começar, o site do (CVV) – Centro de Valorização da Vida, dispõe de vários textos importantes para quem convive com uma pessoa com depressão ou outros problemas que podem levar ao suicídio. Ali você fica por dentro de tudo que pode ser feito. É muito importante entender esse tema pois, posteriormente, se precisar auxiliar alguém, seja parente, amigos ou vizinhos é primordial falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

Atualmente, vivemos numa sociedade cada vez mais doente, onde os indivíduos se afastam cada vez mais dos seus iguais. A questão do suicídio é ignorada pela maioria das pessoas, no qual, não tem a dimensão do problema e nem a quantidade de pessoas que ele atinge. Por isso, aprender, se informar, entender e ajudar é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave.
Compartilhar

Por: Paulo Melo

0 comentários:

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais