Dia do Vizinho: valorize quem está ao seu redor



A data criada para celebrar a fraternidade entre a vizinhança foi iniciativa da poetisa brasileira Cora Coralina. Nas palavras da autora, "vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente"



O dia 20 de agosto foi escolhido em 1980 por ser o dia do aniversário de Cora Coralina. Segundo a história, os moradores de sua rua quiseram fazer uma festa de aniversário para ela, mas ela recusou e disse que preferia uma comemoração entre vizinhos.  O Dia do Vizinho é comemorado no Brasil em duas datas: 20 de agosto e 23 de dezembro. Para a data de 23 de dezembro não se sabe de uma justificativa para a escolha, entretanto, o dia 20 de agosto, o que se sabe é que foi criado há mais de 30 anos, em comemoração ao aniversário da poetisa Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina, na cidade de Goiás (GO).

Cora Coralina nasceu em Goiás e é considerada uma das principais escritoras brasileiras. Ela começou a escrever aos 14 anos, mas teve seu primeiro livro publicado apenas quando tinha 76 anos, em 1965. Apesar disso, ela escreveu dezenas de livros, dentre os quais se destacam "Estórias da Casa Velha da Ponte", "Meu Livro de Cordel", e o livro infantil "Meninos Verdes". A poetisa faleceu em 1984, aos 95 anos.

"Vizinhos e amigos, duas palavras que se entrelaçam e formam unidades criadas pelos acasos sociais para fazerem a vida melhor." Cora Coralina.

Manter uma boa vizinhança é um desafio que vai além dos cumprimentos nos corredores, elevadores ou ruas, do respeito às regras de silêncio e de favores. Essa é uma relação de deveres e direitos entre pessoas que compartilham o mesmo espaço. Confira algumas dicas do que fazer para manter a boa relação com sua vizinhança:

Cuide da limpeza
A limpeza de sua casa influencia no bem estar de seus vizinhos. Isso porque sujeira e lixo atraem bichos e pragas que transmitem doenças e podem colocar sua saúde e a de sua vizinhança em risco. Por isso, lembre-se de:
  • Não deixar restos de comida expostos;
  • Armazenar os alimentos da forma certa;
  • Tampar as lixeiras;
  • Cuidar da limpeza dos ambientes;
  • Procurar profissionais para desinsetizar ou dedetizar os ambientes quando tiver problemas com infestações. Não esqueça de informar seus vizinhos sobre esse procedimento, já que os insetos podem correr para as casas de seus vizinhos em busca de sobrevivência.
Respeite as regras
Procure conhecer as normas de convivência e respeitá-las. Procure as leis sobre o barulho após um certo horário da noite, regras sobre vagas de garagem ou mesmo sobre o armazenamento de materiais em locais comuns e siga-as. Se você mora em um condomínio, procure conhecer o regulamento e, se você sentir falta de alguma regra, participe das reuniões e proponha as alterações para ajudar a melhorar o clima.

Seja gentil
A boa convivência com seus vizinhos vai além das regras: é necessário gentileza e amizade para ter conviver de forma tranquila. Deixe claro que você está disponível para ajudar seu vizinho quando necessário. Seja sempre simpático e cordial.

Exercite a paciência
Claro que existem momentos complicados entre os vizinhos. Por isso, tenha cuidado para não deixar a raiva dominar em situações de conflito. Procure ter paciência e preserve uma boa convivência no longo prazo.

Como comemorar o Dia do Vizinho
Os vizinhos possuem um papel muito importante nos bairros, prédios e ruas. O vínculo de coletividade entre as pessoas que moram próximas gera uma organização para cuidar do local em que moram. Juntos, reivindicam melhorias e o cumprimento de direitos básicos. Eles compartilham as dificuldades que enfrentamos como comunidade, como falta de luz, buracos na rua ou a queda de uma árvore, por exemplo.

Mas, os vizinhos também podem estabelecer laços de amizade para se ajudarem na falta de algo urgente ou com sua vigilância quando notam algo errado acontecendo em nossa casa. Mesmo que haja conflitos, é essencial celebrar e cultivar a boa convivência.

Por isso, neste dia do vizinho, que tal deixar uma mensagem de gratidão ou de amizade para seu vizinho? Você pode fazer isso por meio do grupo que vocês participam em aplicativos de mensagens, imprimir uma mensagem e colocar na porta dele ou mesmo colocar em um envelope bem bonito e colocar em sua caixa de correio. Você também pode preparar um bolo ou alguma outra comida para presenteá-lo.

O Dia do Vizinho é comemorado em 20 de agosto no Brasil e surgiu por iniciativa da poetisa Cora Coralina. Porém, algumas cidades comemoram essa data em 23 de dezembro, mas a escolha dessa data não tem uma justificativa.

"Vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente". É assim que pensava Cora Coralina, que em 1980 criou o Dia do Vizinho, comemorado em 20 de agosto, data também de aniversário da poetisa.

A ideia surgiu quando moradores da rua de Cora quiseram dar uma festa de aniversário, que ela recusou, e disse preferir uma comemoração entre vizinhos.

Em Brasília, a dona de casa Iolanda Castilho, assim como Cora, também defende o bom relacionamento entre vizinhos. Foi uma das primeiras moradoras do bairro Sudoeste e, por isso, estreitou os laços com a vizinhança.

"Vizinhos e amigos, duas palavras que se entrelaçam e formam unidades criadas pelos acasos sociais para fazerem a vida melhor. Cora Coralina".

Coisas do reino da minha cidade Olho e vejo por cima dos telhados patinados pelo tempo copadas mangueiras de quintais vizinhos. altaneiras, enfolhadas, encharcados seus caules, troncos e raízes de longas chuvas de verão passado. paramentadas em verde, celebram a liturgia da próxima florada.

Antecipam a primavera no revestimento de brotação bronzeada, onde esvoaçam borboletas amarelas. as mangueiras estão convidando todos os turistas, para a festa das suas frutas maduras, nos reinos da minha cidade.  Minha mesa está florida e perfumada de entrada a minha casa, um aroma suave incensando a casa. um bule de asa quebrada, um vidro de boca larga, um vaso esguio servem ao conjunto floral.
 
Rosas brncas a lembrar grinalda das meninas de branco que acompanhavam antigas procissões, de onde vieram carregando seus perfumes?... tão fácil. Por cima do muro da vizinha a roseira, trepadeira, se debruça numa oferta floral de boa vizinhança. canto e descanto meus vizinhos. contei sempre com eles e nunca me faltaram. beleza simbólica maior: o Dia do Vizinho. O vizinho é a luz da rua.
 
Quando o vizinho viaja e fecha a casa, é como se apagasse a luz da rua... indagamos sempre: quando volta? e quando o vizinho volta, abre portas e janelas e é como se acendessem todas as luzes da rua e nós todos nos sentimos em segurança estas coisas nos reinos de Goiás.
 
Cora Coralina

Você sabia que, no Brasil, o Dia do Vizinho é comemorado no dia 20 de agosto? Por isso, para todos nós que vivemos em condomínios, essa é uma data importante, afinal, o bom convívio com aqueles que moram ao nosso redor significa manter, no dia a dia, um ambiente harmonioso e tranquilo.

A famosa frase de Cora Coralina nos faz refletir sobre a importância dos vizinhos em nossas vidas. Infelizmente, com a correria do dia dia nos dias atuais, as relações não são tão próximas quanto à época da poetisa.

Naquela época, com menos violência e agitação, o convívio entre as pessoas e suas famílias era  mais estreito. Consequentemente, o relacionamento entre os vizinhos também era bem próximo, uma amizade que simbolizava uma extensão das relações familiares.

Com o passar do tempo, não podemos negar que os vizinhos ainda são uma verdadeira rede de apoio, mesmo que não sejam amigos próximos. Afinal, eles estão mais perto do que muitos de nossos familiares e manter esse relacionamento é importante, em caso de alguma urgência ou necessidade.

Teste: você é um bom vizinho?
Apesar dos problemas do dia a dia, divergências, fofocas e, até mesmo, algumas brigas, a política da boa vizinhança é um dever de todos os moradores.

Quer saber se você preza por uma vida harmoniosa e pela boa convivência com os vizinhos do seu condomínio? Então, faça o teste abaixo e descubra se você é um vizinho nota 10!

Para cada item marcado no checklist, adicione um ponto e veja o resultado abaixo:

Respeita o silêncio? Marque um ponto se você não faz barulho após às 22h e, mesmo no horário permitido, utiliza o bom senso para não incomodar os vizinhos com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal.

Armazena seu lixo em local e horário apropriado?

Limpa a sujeira do seu pet quando ele está nas áreas comuns do seu condomínio?

Estaciona seu veículo corretamente, de forma que não atrapalhe as vagas dos demais?

Transporta compras, animais de estimação e materiais de construção sempre pelo elevador de serviço?

Não joga nenhum material ou água pelas janelas, prejudicando quem está nos andares inferiores?

Trata todos com cordialidade, cumprimentando quando encontra com demais moradores nos elevadores, hall e demais áreas do condomínio?

Comunica com antecedência aos vizinhos sobre qualquer obra que realiza em sua residência?

Contribui para a segurança de todos, verificando se portas e portões estão fechados de forma correta?

Evita fumar nas áreas comuns do seu condomínio, bem como nas janelas e sacadas de sua residência?

Resultado
De 0 a 3 pontos: você precisa se esforçar mais para ser um bom vizinho! Lembre-se dos seus direitos e deveres ao viver em comunidade!
De 3 a 7 pontos: você tem se esforçado, mas pode melhorar suas atitudes em relação às pessoas que vivem ao seu redor.
De 8 a 10: Parabéns! Você é um vizinho exemplar! Continue colaborando para a boa convivência e a harmonia do ambiente que você vive!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem mais sobre o tema!

Conte para nós nos comentários como você vai comemorar o dia do vizinho este ano! O que importa é não deixar a data passar em branco e aproveitar para cultivar a harmonia.

Compartilhar

Por: Luciana Lemos

0 comentários:

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios